4 de fevereiro de 2018

ACABOU A MOLEZA PARA DEPUTADOS FEDERAIS E SENADORES!



Nesta segunda-feira 05/02/2018 os deputados federais e senadores retomam às atividades legislativa. Será um inicio bastante movimentado, pois vários temas que afetam diretamente na vida da população, tendem a ser votados ainda nesse primeiro semestre. Além da reforma da Previdência, outros temas polêmicos entrarão em pauta para serem votados tanto na Câmara quanto no Senado, por exemplo: A revogação do estatuto do desarmamento, a legalização dos jogos de azar, a privatização da Eletrobras, Foro Privilegiado, entre outros.




Na Câmara as principais pautas serão:


REFORMA DA PREVIDÊNCIA – Por se tratar de um tema muito complexo e polêmico, principalmente em ano eleitoral, o governo federal tem intensificado o diálogo com a base aliada no intuito de garantir o número mínimo de 308 votos nas duas votações, para que a proposta seja aprovada e em seguida enviada para o Senado. O presidente Michel Temer anunciou que a proposta será votada nos dias 19 e 20 de Fevereiro, porém, o presidente da casa o Dep. Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que só será votada quando houver votos suficientes para a aprovação. Na expectativa de angariar mais votos e garantira a aprovação o planalto já admite ceder em alguns pontos.



PRIVATIZAÇÃO DA ELETROBRAS – Vendo a necessidade de aumentar o seu caixa, o planalto enviou à Câmara um projeto de lei com um modelo de privatização, que poderá render para o governo um montante de 12bi no Orçamento da União de 2018. Essa proposta mesmo antes de ser votada já tem sido alvo de várias ações em alguns tribunais do país, ações essas movidas por grupos e políticos que são contrários a privatização. O texto que será apresentado na Câmara pelo Dep. Federal José Carlos Aleluia (DEM-BA), também precisará ser aprovado no Senado Federal.



FORO PRIVILEGIADO – Depois da Reforma da Previdência, esse será o tema mais polêmico a ser tratado na Câmara e no Senado. Existem hoje no Brasil cerca de 55 mil pessoas com direito ao Foro Privilegiado. Pensando nisso a Câmara criou uma comissão para analisar uma proposta para restringir esse direito, passando a valer apenas para os presidentes da República, do Senado, da Câmara e do Supremo Tribunal Federal (STF). Dificilmente essa proposta passará, haja vista que grande parte dos deputados e senadores que lá estão, estão sendo citados nos casos de corrupção investigados pela Polícia Federal e pelo Ministério Público Federal.




As principais pautas do Senado serão:


DESARMAMENTO – Com os altos índices de violência que assola nosso país, a falta de uma política pública voltada para a área de segurança e pela própria falta de segurança, fizeram com que esse tema voltasse à tona e fosse pauta de debates entre grupos favoráveis e grupos contrários ao estatuto que estar em vigor hoje. O Senado tem pela frente uma proposta que prevê a autorização às pessoas que moram em área rural o direito de portar armas. A outra proposta quer revisar o Estatuto do Desarmamento e cancelar o plebiscito realizado em 2003 para convocar outro.



JOGOS DE AZAR – Tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, um projeto que legaliza os jogos de azar, projeto este que pode ser votado ainda este ano. O Ministério Público Federal, em nota técnica, sugeriu ao Senado que antes das votações e aprovações necessárias, fosse realizado uma ampla discussão acerca do projeto.



Com todos esses temas que são de fundamental importância para a população previstos para serem votados pelo congresso nacional durante este ano, resta apenas desejar que eles trabalhem de verdade e pensem no bem-estar da população e do país, afinal de contas 07 de Outubro estar logo ali. 


DIOGENES RAMOS - BLOG DO DIDIRAMOS

(FOTOS: DIVULGAÇÃO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Estamos em um novo endereço! Acesse e fique por dentro de tudo que acontece em Jataúba e região

 https://blogdodiogenesramos.com.br/