3 de setembro de 2019

Jataúba! Terra de arte, cultura e tradição



O município de Jataúba localizado no agreste setentrional de Pernambuco possui uma área territorial de 714,601 km2 e uma população de 17.150 habitantes.

O município possui um patrimônio histórico muito rico. Na década de 50 Jataúba foi considerada a maior feira livre de caprinos reunidos do Brasil. Já foi considerada a terceira maior feira livre do Brasil, perdendo apenas para Feira de Santana-BA e Currais Novos-RN, não por sua extensão, mas pela variedade de comercialização de produtos. Coco Catolé, gengibirra, rosário de Coco Catolé, farinha de Coco Catolé eram alguns dos produtos que podiam ser encontrados na feira livre de Jataúba.

Nas décadas de 80 e 90 Jataúba era conhecida como a “TERRA DA BETERRABA E DA RENASCENÇA” devido ao grande número de produtores de beterraba e uma boa quantidade de rendeiras que produziam artigos em renda que até hoje são conhecidos nacionalmente. A partir disso, os jovens Arnaldo Marques, Ronaldo Guimarães e Sebastião de Bebé, tiveram a ideia de realizar um festival de batida de beterraba. O jovem Petrúcio Siqueira teve conhecimento dessa ideia e quando seu pai Petrônio Siqueira (ex-prefeito – in memoriam) assumiu a prefeitura em 1989 realizou a primeira Festa da Beterraba e Renascença.

Jataúba não tem só a cultura da “Calcinha e da Cueca”, mesmo sendo conhecida como a terra de tais. Esse título não nos diminui culturalmente, pelo contrário, nos orgulha e muito, pois a confecção é um dos setores que mais gera emprego e renda para o município, que chega a produzir mais de um milhão de cuecas e calcinhas por ano.

Um dos rios mais importantes para o estado de Pernambuco, o Rio Capibaribe, tem sua nascente em terras jataubenses. Na Serra do Jacarará na Lagoa do Angu nasce o Capibaribe valente. Desde o seu nascedouro, em nenhum momento, o Rio Capibaribe deixa as terras de Jataúba.

Além disso, Jataúba possui alguns sítios arqueológicos, inclusive existem algumas ossadas retiradas desses sítios arqueológicos que estão sendo estudadas na Universidade Federal de Pernambuco. Pinturas Rupestres e inscrições hieróglifos além de outros atrativos podem ser encontradas no município de Jataúba e vale a pena conhecer.

Por oportuno, vale a pena conhecer e conferir a tradicional Feira do Bode, que acontece nos dias 05, 06, 07 de setembro do ano em curso. Com apresentações culturais, torneio leiteiro, exposições de animais e exposições de artesanatos locais e regionais, entre outros.

Nosso patrimônio cultural nos orgulha, mesmo não tendo a estrutura que outras cidades conhecidas nacionalmente e internacionalmente possuem Jataúba não pode nem deve ser menosprezada pelo fato de ter sido incluída no mapa turístico do estado de Pernambuco.

Nossa terra tem cultura, tem tradição e muitas histórias pra contar. A terra seca e o sol ardente não nos deixam fraquejar. Nosso povo acolhedor vale a pena visitar. Do ‘Oiapoque ao Chui’ outra terra não há. A você que não conhece, vamos ‘Jataubá’. (Diogenes Ramos).

Diogenes Ramos/ Blog do DidiRamos
Referências:
Do Jatobá a Jataúba – Histórias e Curiosidades. Arnaldo Marques.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Estamos em um novo endereço! Acesse e fique por dentro de tudo que acontece em Jataúba e região

 https://blogdodiogenesramos.com.br/