14 de setembro de 2020

Praias do Recife e de Jaboatão atraem aglomerações neste domingo (13)

 

Foto: Arthur de Souza/Folha de Pernambuco

Mesmo após os apelos das autoridades sanitárias para as pessoas evitarem aglomerações, as praias e outros espaços públicos do Recife e de Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana, continuam cheios. Embora a movimentação fosse um pouco menor que no feriado de 7 de setembro, este domingo (13) também foi marcado pelo descuido com as medidas de prevenção à Covid-19.

Se, de um lado, a volta do comércio e das atividades sociais é importante para a subsistência de parte da população mais vulnerável, por outro, banhistas de Piedade, Boa Viagem, Pina e Brasília Teimosa descumprem o distanciamento social e o uso da máscara. Um dos poucos com a boca e o nariz cobertos nas imediações do Acaiaca, o técnico em iluminação Rodrigo Oliveira, 24 anos, diz que saiu para aproveitar a folga, mas sente receio de ir à praia. “Vim para ficar pouco tempo, só para ver e sentir o sol e retornar. [Estou usando] máscara e álcool em gel. Isso é algo que a gente deve se acostumar por muito tempo”, afirma.

Outros pontos de aglomeração foram a área em frente à igrejinha de Piedade, o Pina e o Buraco da Velha, em Brasília Teimosa. Em todos esses lugares, a maioria não protegia o rosto. Entre os poucos que usavam a máscara, havia quem a utilizasse de maneira inadequada, debaixo do queixo ou pendurada na orelha. Já no Bairro do Recife, apesar de muita gente estar de máscara, ciclistas e pedestres se aglomeravam na Praça do Marco Zero e na Avenida Rio Branco na manhã deste domingo.

Na semana passada, em coletiva de imprensa on-line, o secretário de Saúde, André Longo, lamentou as cenas de aglomeração e o descumprimento das normas sanitárias flagradas durante o feriadão da Independência, que, segundo ele, colocam em risco o atual cenário de estabilização e queda no número de casos e mortes. “São atitudes egoístas, equivocadas e que nos causam grande preocupação, até indignação”, ressaltou.

 

Fonte: Folha de Pernambuco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Estamos em um novo endereço! Acesse e fique por dentro de tudo que acontece em Jataúba e região

 https://blogdodiogenesramos.com.br/