4 de agosto de 2020

Coluna - De Olho na Política Jataubense


Faltando menos de um mês para o início do prazo das convenções, o desenho da política de Jataúba começa a tomar forma. As definições estão em seu processo final e algumas pendências que existiam ou existam em relação aos pré-candidatos estão sendo resolvidas no mais absoluto sigilo, inclusive composição de chapa.

 

Os dois principais grupos político da cidade se articulam para anunciar oficialmente seus pré-candidatos antes mesmo das convenções. O prefeito Antônio de Roque (MDB), disse em uma entrevista recente que no dia 15 de agosto irá anunciar seus candidatos. Já o líder do grupo da terceira via Val Ribeiro (REPUBLICANOS) anunciará seus candidatos no final do mês de agosto. O grupo da Nova Frente, único com chapa majoritária definida, está tentando resolver questões burocráticas para apresentar os pré-candidatos a vereador.

 

A política é um jogo de interesse coletivo, ou pelo menos deveria ser, porém, os interesses pessoais muita das vezes perpassa o senso da coletividade. Diante deste cenário, os ciúmes e as picuinhas tendem a aumentar com a proximidade do pleito. O fato é que informações nos chegam que integrantes dos grupos estariam se engalfinhando e fazendo como diz o dito popular, ‘cruzetas’ uns com os outros, em busca de espaços e cargos importantes em futuros governos. Claro que a barganha em troca de apoios, digamos que é normal, porém... Enfim!

 

As incógnitas da política permeiam a cabeça do eleitor jataubense, pois a cada dia que passa, novos fatores surgem e dão uma nova dinâmica ao jogo. Atualmente existem cerca de 50 pré-candidatos a vereador. Com os resultados de algumas pesquisas internas, os grupos se movimentam e podem apresentar novos pré-candidatos, pois, os números mostraram uma realidade totalmente diferente daquela esperada por alguns velhos conhecidos do cenário político. Pegando como referência o coeficiente de quatro anos atrás, tem gente grande que vai ficar de longe só olhando seus pares irem embora. Quem não tiver um nº X de votos, está literalmente fora da disputa.

 

A disputa majoritária ganhou alguns temperos a mais. O atual vice-prefeito e pré-candidato a prefeito pelo grupo de situação, Jackson Ribeiro (MDB), se desgarrou de vez do prefeito Antônio de Roque (MDB) e vem fazendo sua pré-campanha no modo mineiro de ser, comendo pelas beiradas. Além disso, informações dão conta que Buraco aguarda ansioso o anúncio do nome daquele(a) que irá com ele compor a chapa majoritária do grupo de situação. Já pelo grupo da terceira da via, a única certeza na chapa majoritária é o nome de Fábio Mamão (PP) na vaga de vice. Após uma entrevista ao programa Papo Reto e ao radialista Alberes Xavier, o empresário Val Ribeiro (REPUBLICANOS), deixou algumas pulgas atrás das orelhas de correligionários e adversários, pois suas colocações deram indícios de que o candidato a prefeito do grupo da terceira via, poderá ser o próprio empresário. Porém no último final de semana, o nome de Dr.ª Cátia (REPUBLICANOS) começou novamente a ganhar evidência, principalmente nas redes sociais. Quem de fato será o candidato(a) majoritário, ELE ou ELA?

 

Pegando como referência a música de Cláudio Zoli, “Noite do Prazer”, alguns pré-candidatos tem aproveitado o silêncio da noite/madrugada para fazer visitas aos ‘amigos’ e tomar aquele café quente ao som de uma boa conversa. Ainda dentro do contexto musical que tem embalado a pré-campanha em Jataúba, o ‘hit musical’ que embalou os últimos dias foi “Vamos Pular”, de Sandy e Júnior. Pois é, o refrão dessa música tem ditado o ritmo dos últimos dias nos bastidores políticos, onde simpatizantes e correligionários dos grupos políticos, comemoravam/comemoram as adesões e dissidências. O fato é que daqui até o dia das eleições poderemos ouvir com bastante frequência esses e outros ‘hits’.

 

“Um papagaio fala demais, mas não consegue voar alto. Mas, uma águia é silenciosa e tem o poder de tocar céu. Portanto, na vida, torne-se uma águia, não um papagaio.”

 

Voltaremos em breve com mais uma coluna, ‘De Olho na Política Jataubense’.

 

Diogenes Ramos/ Blog do DidiRamos


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Estamos em um novo endereço! Acesse e fique por dentro de tudo que acontece em Jataúba e região

 https://blogdodiogenesramos.com.br/