2 de junho de 2020

Coluna - De Olho na Política Jataubense

O distanciamento social implementado por vários governos ao redor do mundo, tem feito com que as pessoas fiquem em casa para tentar conter o avanço do novo coronavírus. Uma doença altamente contagiosa e pouco conhecida por todos, mas que tem causado um grande estrago em todas as esferas da sociedade. Na política não poderia ser diferente.

 

Em Jataúba, mais especificamente, a política vinha tomando forma e os pré-candidatos estavam indo de vento em popa com suas pré-campanhas, visitando amigos e correligionários na cidade e principalmente na zona rural. O efeito coronavírus está sendo devastador e foi um verdadeiro balde de água fria nas pretensões políticas de ambos os lados. Porém nos bastidores os ânimos e as discussões seguiram a todo vapor. Parafraseando André Almeida “tá, tá pegando fogo.”.

 

Não obstante a tudo isto, na noite da última quarta-feira (27/05), o blogueiro França, jogou um áudio em grupos de WhatsApp dizendo: “VEREADOR PULA-PULA pode voltar novamente.” Outro trecho interessante do áudio é onde o blogueiro diz “Gente, prestem atenção! Ah, evangélicos.” A partir daí, uma enxurrada de comentários e especulações tomaram conta dos grupos. O comentário traz um tempero a mais para os bastidores da política e reforça algumas especulações de que, o vereador em tela, vem sendo sondado pelo grupo de situação há um bom tempo. Outro ingrediente que apimentam ainda mais esse baião-de-dois, é que segundo informações, o vereador não estaria confortável dentro do grupo do qual faz/fazia parte, e que também sua reeleição estaria em risco.

 

Encerrando o mês de maio com chave de ouro nos bastidores da política, em entrevista ao blogueiro Luiz Carlos (Collar), o vereador Maviel (PSDB) disse: "Não irei disputar este pleito agora, mas, no próximo as possibilidades são grandes".  Coincidentemente ou não, esta declaração do vereador deixou muita gente com uma pulga a mais atrás da orelha e veio logo após o comentário do blogueiro. Se o comentário de França tiver fundamento, estaria o vereador voltando para o grupo de situação para dar apoio à sua irmã, que hoje é pré-candidata a vereadora? O tempo dirá quem está certo e quem está errado.

 

Os comentários e as polêmicas em torno da possível volta de Maviael para o grupo de situação, mexeu com os brios de muita gente e não foi bem vista por alguns pré-candidatos. Nesta segunda-feira (01) o prefeito Antônio de Roque (MDB), disse em entrevista que não tinha candidato definido, porém seu grupo é um grupo pequeno e grande e que vem forte para disputar a eleição com quem quer que seja. Mesmo sem o anúncio oficial, o candidato a prefeito do pelo grupo de situação, é o do vice prefeito Jackson Ribeiro (Buraco), que recentemente se filiou ao MDB. Outro fator que está deixando muita gente curiosa é quanto a quem será o/a escolhido/a para compor a chapa majoritária ao lado do vice-prefeito Jackson Ribeiro (Buraco). Falando nisso, quem seria o melhor candidato a vice: Zainha; Jailson Kaô; Veinho; Anderson ou Cléber Moraes? Enquanto essas definições não se tornam públicas, muita coisa ainda pode acontecer e gente de peso pode perder espaço.

 

Comendo pelas beiradas está a quarta via, denominada a ‘Nova Frente’. O pré-candidato Euzébio Sena, vem se articulando com várias lideranças comunitárias e também com algumas pessoas que estão insatisfeitas com os outros grupos políticos. Dessa forma a chapa vem ganhando corpo e promete fazer oposição aos dois grupos, de maneira dura e responsável, pensando principalmente no desenvolvimento e no bem-estar da cidade de Jataúba. A chapa já conta com alguns pré-candidatos a vereador.

 

Enquanto esse imbróglio não se resolve, o calendário eleitoral está mantido e talvez a única mudança seja em relação ao dia da eleição. O eleitorado de Jataúba entre uma oscilação e outra, conta hoje com 14.465 eleitores aptos a votar. Por fim, continuemos em casa, pois o único remédio que temos para conter esse vírus é a fé em Deus e o distanciamento social. Use máscaras e higienize bem as mãos.

 

Com diz Janice Rocha: "Não adianta você pular de galho em galho, talvez o problema não seja o "galho", e sim você.”

 

Diogenes Ramos/ Blog do DidiRamos

 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Estamos em um novo endereço! Acesse e fique por dentro de tudo que acontece em Jataúba e região

 https://blogdodiogenesramos.com.br/