26 de maio de 2020

APLICATIVO "ATENDE EM CASA" PASSA A SER OFERECIDO A POPULAÇÃO DE JATAÚBA



A secretaria municipal de saúde de Jataúba cadastrou as unidades de saúde que estão sendo usadas exclusivamente para covid-19 e com isso passa a contar com atendimento médico virtual. O aplicativo Atende em Casa, criado em parceria pelo Governo de Pernambuco e a Prefeitura do Recife, já está disponível para a população jataubense, com o objetivo de evitar aglomerações nas unidades de saúde durante a situação de emergência causada pela pandemia da Covid-19. A nova plataforma irá garantir orientações de profissionais da saúde sobre o novo vírus de forma remota.

Em média, cem profissionais de saúde foram treinados pela Secretaria Estadual de Saúde (SES-PE), e já estão reforçando as escalas de plantão para o Atende em Casa. Os profissionais passaram por treinamentos em relação ao uso do aplicativo, protocolos clínicos da Covid-19 e fluxo de atendimento nas unidades de saúde.

A secretária municipal de saúde Anne Gabrielle comentou sobre o serviço, “O aplicativo Atende em Casa é mais uma medida para que as pessoas com sintomas gripais ou da covid-19 tenham um primeiro atendimento em casa e recebam orientações caso seja necessário procurar uma unidade de saúde, a ideia é reduzir o risco de contaminação dentro do município evitando aglomerações nas unidade de saúde, diante do atual cenário que estamos vivendo, acho que todos os esforços são bem-vindos para combater essa pandemia”, conclui a secretária.

Para utilizar o Atende em casa, basta acessar o aplicativo pelo smartphone ou pelo site www.atendeemcasa.pe.gov.br. A ferramenta é indicada para pessoas que estejam apresentando sintomas gripais, que podem ser causados pelo novo coronavírus ou mesmo pelo vírus Influenza. Na primeira etapa, será realizada uma triagem da gravidade do caso a partir de um sistema de perguntas e respostas criado pela equipe da Secretaria de Saúde. 

Com o preenchimento do questionário, o aplicativo poderá recomendar que os pacientes com sintomas leves repousem e tomem os cuidados necessários em casa.
Nos casos moderados ou graves, será feita uma vídeochamada com médicos ou enfermeiros para uma orientação mais abrangente. Dessa forma, os profissionais poderão fazer uma avaliação, passar as primeiras instruções ao paciente e, quando necessário, encaminhá-lo para uma unidade de saúde.

Secretaria Municipal de Saúde 
Prefeitura de Jataúba
Governando com o povo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Estamos em um novo endereço! Acesse e fique por dentro de tudo que acontece em Jataúba e região

 https://blogdodiogenesramos.com.br/