6 de abril de 2020

Coluna - De Olho na Política



Encerrado os prazos para as filiações partidárias, o jogo político começa a tomar forma. Em Jataúba, os dias e os meses que antecederam este 04 de abril, foram bastante conturbados dentro dos grupos políticos, com muitas indefinições, insatisfações, disputas internas, ciúmes, entre outros ingredientes, que apimentaram ainda mais os ânimos nos bastidores da política.

Estamos vivenciando um período de quarentena por conta da pandemia do Covid-19, o coronavírus, mesmo assim, o calendário eleitoral continua mantido pelo Tribunal Superior Eleitoral – TSE. Alguns deputados e senadores querem aproveitar o momento para apresentar uma PEC (Proposta de Emenda à Constituição) de unificação das eleições, ou seja, uma eleição geral em 2022, prorrogando assim os mandatos dos atuais prefeitos, vice-prefeitos e vereadores por mais dois anos, possibilidade que já foi descartada por alguns ministros do TSE. Poderá haver um adiamento das eleições sim, porém, não para 2022 e sim um adiamento de 30 ou 60 dias, deixando as eleições para o mês de novembro ou dezembro. Tudo vai depender do quadro sanitário do país a partir do mês de julho.

Quarentena, Covid-19.
Apesar do trocadilho, esses nomes deixam em suas entrelinhas um cenário real vivenciado pelo grupo de situação. Quando falamos em ‘Quarentena’, nos referimos ao 40 do PSB. É de conhecimento de todos que a disputa pelo comando do PSB em Jataúba vem sendo travada nos bastidores a mais de dois anos, tudo isso por que o deputado estadual Diogo Moraes (PSB) queria que o comando do partido voltasse para as mãos do líder político Fábio Mamão, fato que não aconteceu, poderá até acontecer, mas, após as eleições. O prefeito Antônio de Roque (MDB), goza de uma amizade muito grande com o governador Paulo Câmara (PSB) e ainda conta com o deputado estadual Lucas Ramos (PSB), ambos com grande influência dentro do partido. Talvez isso tenha feito com que o PSB continuasse sob o comando do grupo de situação, pelo menos até as eleições ou após resolverem algumas questões burocráticas. Mesmo com todo esse imbróglio, o Partido Socialista Brasileiro – PSB não terá nenhum candidato em Jataúba nestas eleições de 2020. Sobre o ‘Covid-19’ fazemos um trocadilho com o PODEMOS-19, que será um dos partidos a compor a chapa majoritária e/ou proporcional do grupo de situação, liderado pelo prefeito Antônio de Roque (MDB). Desta forma. O grupo de situação vai para as eleições com apenas dois partidos, o MDB-15 e o PODEMOS-19.

Jogada de mestre
Vendo o prazo de filiações chegando ao fim e o imbróglio sobre o comando do PSB não se resolver, o líder político Fábio Mamão se antecipou aos fatos e se filiou ao Partido Progressista (PP). Segundo informações de bastidores, se Mamão continuasse esperando o comando do PSB voltar para as suas mãos, iria correr um sério risco de ficar de fora da disputa. Com isso, Mamão se garante na vaga de vice pelo PP na chapa encabeçada por Dr.ª Cátia que está filiada ao REPUBLICANOS-10.


Indefinição
A filiação do vice-prefeito Jackson Ribeiro (Buraco) ao MDB praticamente oficializa sua pré-candidatura a prefeito pelo grupo de situação. Mas, a vaga de vice ainda continua sendo uma incógnita. Vários nomes estão no páreo como por exemplo o do secretário de agricultura Izael Monteiro, (Zainha), que vem desempenhando um excelente trabalho à frente da pasta, desenvolvendo projetos e ações para os agricultores, criadores e também junto as associações rurais. Além disso, Zainha é bem articulado politicamente. Em 2016 abriu mão de sua candidatura à vereador para apoiar outro candidato e agora surge como um dos favoritos a ocupar a vaga de vice na chapa encabeçada por Jackson (Buraco). Outro nome que vem ganhando força nos bastidores para ocupar a vaga de vice é o do empresário Jailson Kaô. Recentemente Jailson fazia parte do grupo da terceira via, porém com ida de Mamão para o grupo, Jailson decidiu sair e regressar ao grupo de situação. Os estreitos laços de amizade que tem com o vice-prefeito Buraco e com o vereador Jackson Galego, pode ser um trunfo a favor de Jailson nesta disputa para saber quem será o candidato a vice. A disputa promete ser acirrada e outros nomes poderão surgir.

Continuaremos de olho em tudo e em todos, observando as movimentações nos bastidores da política jataubense. Como dizia Magalhães Pinto “Política é como nuvem. Você olha e ela está de um jeito. Olha de novo e ela já mudou”.

Diogenes Ramos/ Blog do DidiRamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Estamos em um novo endereço! Acesse e fique por dentro de tudo que acontece em Jataúba e região

 https://blogdodiogenesramos.com.br/