15 de janeiro de 2020

Uma luta incansável do "ministro" das águas Geo Caldas.


"Ele (Bolsonaro) não fez nada, ele não tá pensando no geral."

O Alagoano, empresário e ex-candidato a deputado federal, Geo Caldas (PSL) nos últimos três anos tem lutado pela transposição do Rio São Francisco e a perenização do Rio Capibaribe, mas até o momento não obteve o apoio nem o reconhecimento do seu projeto do governo federal.

Geo Qual a principal proposta dessas reuniões que você faz em busca de soluções hídricas?
A nossa proposta é que a sociedade, o campo, os Agricultores, todos sejam beneficiados pelas águas da transposição do eixo leste do Rio São Francisco. Nós não podemos pensar só água para o ser humano, só para sua casa, água não só é para o ser humano, é para agricultura a pecuária, recreação. Então nós estamos aí em trabalho de perenização do Rio Capibaribe. França você sabe que, você tá vendo um exemplo aqui as margens do rio Paraíba as pessoas levarem água a 3 km 4 km para irrigar sua propriedade a riqueza que é isso então nós estamos lutando por uma coisa bem ampla, que é a perenização do Rio Capibaribe. Com o Rio Capibaribe perenizado nós vamos ter recreação, pecuária, irrigação, turismo, indústria, consumo humano, consumo animal, então essa é lógica, nós estamos aqui numa área que tem coco, graviola, limão tudo produzindo aqui a 300 km com água do São Francisco. 

Há uma condição fixa para que isso seja realizado e quanto tempo levaria, no seu ponto de vista?
Você que gosta de política você sabe, tudo depende do político, eu fui candidato a deputado federal, não obtive os votos necessários para me eleger. Se eu tivesse sido deputado essa água já estava no Rio Capibaribe, então é força de vontade. Ora Bolsonaro tá lá em Brasília, ele não sabe que existe, ele sabe que existe um semiárido nordestino, mas não sabe a importância de um rio perenizado. As pessoas que vão lá só pedem adutora, não pede o fundamental e importante que é a perenização do rio. Eu quero parabenizar a Paraíba, a Paraíba vai perenizar 300km do rio Paraíba. Então nós aqui que estamos no nosso lado de Pernambuco, se quem tem mandato tivesse procurando, buscando essa solução, já tinha resolvido. Como a gente não tem mandato, a gente pode contar com o povo e fazer um movimento pra ver se Deus dá um discernimento a essas pessoas para que comecem esse trabalho de perenização.

Você já esteve em Brasília nesses últimos dias, você teve uma conversa com o presidente ou foi só uma visita para conhecer a cidade? Você participou de alguma reunião sobre essa perenização? 
Marquei uma audiência com o ministro do desenvolvimento Gustavo Canuto, ele me recebeu passei uma hora, falei com ele da transposição do rio amazonas que é a salvação do nordeste, é um divisor de águas para o nordeste, o nordeste virar outra região, um região rica, geradora de empregos, gerar milhões e milhões de hectares e falei da transposição do Rio Capibaribe, falei tudo do polo da confecção. Só que eu falei com o ministro e ele não deu ouvido, porque? por que eu não sou parlamentar. 

Levou algum projeto? 
Levei tudo, ô França Nikola Tesla, Deus iluminou o mundo e quem iluminou a terra foi Nikola Tesla, grande inventor da corrente alternada. Ele disse o seguinte: “Basta você ter a ideia, é fácil de resolver”, eu mostrei a ele a solução, agora proposta técnica tudo isso é o governo que tem que fazer.

Geo, estou sabendo que provavelmente o presidente virá a Santa Cruz do Capibaribe esse ano, através do empresário Robson que é pré-candidato a prefeito em Santa Cruz. Você articulou alguma coisa para essa provável vinda dele ou é surpresa pra você?  
Olha, eu votei em Bolsonaro, fui o primeiro a ser candidato representando o partido PSL e no início apostei na candidatura como ele ganhava para presidente da república, depois da eleição sou aquele político esquecido, não tive mais contato, não tenho mais interlocutores, não tenho mais acesso ao governo. As coisas que eu disse ao povo que ia fazer no governo Bolsonaro, que pretendia fazer realmente não estou conseguindo, não tenho informação nenhuma de Bolsonaro, não tenho informação de nada. 

A cúpula do partido, como ficou nessa situação?
Houve essa briga, agora piorou mais. Continuo no PSL por que o PSL é um partido que já existe e outra coisa, não se engane daqui a três anos o Bolsonaro tá pedindo pra fazer uma coligação majoritária com o PSL. O PSL tem tempo de televisão, tem estrutura, essa briga de marido e mulher ninguém mete a colher, do jeito que eles brigaram eles podem se unirem. Agora se ele vier a Santa Cruz do Capibaribe, que venha, ótimo. Agora Geo Caldas não tem mais acesso, não tem mais contato nenhum com o governo Bolsonaro. Infelizmente, eu aposto e quero que o Brasil cresça e acho que ele está fazendo um bom trabalho, agora em questões hídricas ele até agora não mostrou, ele tá fazendo o mesmo. Ele não venha dizer que furar poços artesianos, desaminizar água, adutora do agreste, fazer isso, ele não fez nada, ele não tá pensando no geral.

Você está decepcionado com Bolsonaro?
Não estou decepcionado, estou falando em questões hídricas, ele não venha dizer que vai resolver o problema do nordeste, o que ele está fazendo é paliativo. A economia tá bem, o país tem credibilidade, o desemprego tá diminuindo, você não vê corrupção no governo federal, então não estou decepcionado, eu acho que ele é muito importante para o Brasil, agora em termo hídrico para o semiárido nordestino e para o sertão, talvez ele não saiba a importância que tem o sertão, ele não conheça o que é o sertão, então isso ele não está fazendo, o governo Bolsonaro está fazendo a mesma coisa dos outros governos.

Você acha que ele (Bolsonaro) está sendo omisso nas questões hídricas?
Ele não é omisso, é que eles acham que o que estão fazendo resolve tudo, é que é o seguinte se ele der um tuitada dizendo que vai furar um poço artesiano ele tem um milhão de visualizações, mas não resolve. O exército fez agora um poço pra 100 mil litros, não resolve. O que resolve é isso aqui, você vê um rio perenizado, então, é isso que resolve e ele sabe que o nordeste é do tamanho do estado do Pará, como é que o São Francisco vai resolver a questão de uma área tão grande como o Pará? Ah, eu vou fazer poço artesiano, se ele passar 100 anos furando poço artesiano não vai resolver o problema do nordeste.

Para finalizar, o que você tem a falar sobre as pessoas que estão engajadas nesse encontro hídrico?
Eu quero agradecer hoje especialmente a essas pessoas que saíram das suas cidades e vieram pra cá que não conheciam o açude de Camalaú a transposição, viram que é fácil, viram que essa agua é muito importante para o rio Capibaribe, eu quero agradecer muito a você França, as pessoas que compareceram aqui, a mamão, ao vereador Deomedes, ao jornalista Alberes Xavier, Beto, Collar. Então agradecer a essas pessoas que nos prestigiaram, é uma coisa que eu venho falando a dois anos e meio, mas os caras só querem fazer o contrário, eles não querem fazer o lógico então eu não sou a favor, eu votei nele mas discordo. Eu não concordo, questão hídrica ele está fazendo a coisa errada e muito errada, não quer me escutar? Paciência, daqui a três anos tem eleição. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Estamos em um novo endereço! Acesse e fique por dentro de tudo que acontece em Jataúba e região

 https://blogdodiogenesramos.com.br/