27 de fevereiro de 2018

Jataúba, 56 anos de História! Nossa Emancipação!


 Emancipação


Com o tempo, desde sua fundação, nossa terrinha foi crescendo numa velocidade incrível, a ponto de ser elevada à categoria de distrito do município do Brejo da Madre de Deus, em meados de 1879. O progresso foi contínuo, e por esse motivo, pelo decreto de Lei Estadual nº. 952, de 31 de dezembro de 1943, a Vila passou a denominar-se JATAÚBA. 

Antes mesmo de tornar-se livre politicamente. Mas nesta época, nossa amada terra já almejava algo além, queria suprir a necessidade de liberdade, autonomia, independência... Os primeiros “Jatobasenses” (como eram chamados), não queriam mais se sentir subordinados ao Município do Brejo da Madre de Deus (Hoje cidade vizinha), desta forma, através de um representante, começaram a articular as iniciais mudanças políticas para a nossa terra. A primeira tentativa de independência foi realizada em 31 de dezembro de 1958, através do Sr. José Higino de Souza (nosso primeiro prefeito constitucional). Neste dia, foi feito um pedido de elevação à categoria municipal e encaminhado a Assembléia Legislativa. Infelizmente nossa primeira tentativa foi um tanto frustrada, o governador da época vetou imediatamente o pedido. 


Mas graças a um mandato de segurança impetrado junto ao Supremo Tribunal Federal, o veto foi anulado e finalmente, no dia 02 de março de 1962, o município foi instalado. Através de nomeação, foi designada uma pessoa para administrar nossa terrinha, desta forma, o primeiro prefeito nomeado (sem recurso nenhum) foi o Sr. Severiano Barbosa da Silva (in memorian), até que se fizessem as primeiras eleições locais. A partir daí, com o passar do tempo e a continuação do progressivo crescimento, Jataúba subdividiu-se, contendo uma divisão territorial municipal, constituída por cinco (5) distritos: Jataúba (cidade/sede), Jacu, Jundiá, Passagem do Tó e Riacho do Meio. Hoje, mais do que apenas divisões geográficas conquistadas, os Jataubenses se sentem orgulhosos, dignos e independentes, comemorando fervorozamente as festividades de sua história a cada “02 de março” que se passa.


Blog Memória Jataúba

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Estamos em um novo endereço! Acesse e fique por dentro de tudo que acontece em Jataúba e região

 https://blogdodiogenesramos.com.br/