27 de maio de 2020

Empresa de material de construção vende respiradores em Jaboatão, diz Silvio Costa

Diante dos altos valores gastos na compra de respiradores e do perfil da empresa contratada pela Prefeitura de Jaboatão, o ex-deputado federal e pré-candidato a prefeito do município, Silvio Costa (Republicanos) vai encaminhar ofício ao Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público de Pernambuco solicitando uma auditoria e investigação na referida licitação. Costa estranhou o prefeito Anderson Ferreira ter autorizado a compra de cinco respiradores no valor de R$637 mil à empresa S D FERREIRA & CIA LTDA, com sede em Garanhuns e capital social de R$50 mil.

 

“Como pode uma empresa cuja atividade principal é comércio varejista de materiais de construção em geral ganhar uma licitação para vender respiradores para a Prefeitura de Jaboatão? Além disso, o valor unitário de cada respirador é de aproximadamente R$125 mil, um dos preços mais caros das compras feitas pelos Estados e municípios do Brasil. O que chama a atenção é que um dos últimos contratos de valor considerável, feito pela SD FERREIRA, foi com a Prefeitura de Chã Grande, para fornecer notebooks, impressoras e materiais de informática. Entendo que o prefeito Anderson Ferreira, em nome da transparência, deve explicações ao povo do Jaboatão. Em função disso, solicitei ao TCE e ao MPPE que realizem uma auditoria e uma investigação neste contrato”, afirma Silvio.



Diante das declarações de Silvio Costa (REPUBLICANOS), a prefeitura de Jaboatão dos Guararapes enviou uma nota, esclarecendo os fatos.

 

Confira a nota na íntegra:

 

NOTA DE RESPOSTA

 

A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes informa que, ao contrário do que foi repassado à imprensa de forma leviana e eleitoreira, houve a encomenda de 10 respiradores à empresa citada, que não se trata do ramo da construção civil, mas de representação comercial registrada na Receita Federal e credenciada a comercializar máquinas, aparelhos e equipamentos para uso odonto-médico-hospitalar, incluindo respiradores.

 

A prefeitura informa que não houve pagamento antecipado e que o valor de cada unidade encomendada é de R$ 63 mil, e não R$ 125 mil, como foi informado de forma errada. As informações constam no Portal da Transparência (www.portaldatransparencia.jaboatao.pe.gov.br/COVID-19) e podem ser consultadas por qualquer cidadão. Portanto, fica clara a falta de apuração sobre a questão. A gestão municipal preza pela transparência na execução das suas despesas e vem cumprindo rigorosamente o que estabelece os órgãos de controle.

 

A Prefeitura do Jaboatão ressalta que todas as ações estão concentradas no enfrentamento à Covid-19 para salvar vidas. Utilizar este momento de pandemia unicamente para fazer discurso eleitoreiro é um desrespeito aos jaboatonenses e a todas as famílias que têm pessoas vitimadas pela doença ou até já perderam entes queridos.

 

Assessoria Especial de Imprensa

Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes



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