Diante
dos altos valores gastos na compra de respiradores e do perfil da empresa
contratada pela Prefeitura de Jaboatão, o ex-deputado federal e pré-candidato a
prefeito do município, Silvio Costa (Republicanos) vai encaminhar ofício ao
Tribunal de Contas do Estado e ao Ministério Público de Pernambuco solicitando
uma auditoria e investigação na referida licitação. Costa estranhou o prefeito
Anderson Ferreira ter autorizado a compra de cinco respiradores no valor de
R$637 mil à empresa S D FERREIRA & CIA LTDA, com sede em Garanhuns e
capital social de R$50 mil.
“Como
pode uma empresa cuja atividade principal é comércio varejista de materiais de
construção em geral ganhar uma licitação para vender respiradores para a
Prefeitura de Jaboatão? Além disso, o valor unitário de cada respirador é de
aproximadamente R$125 mil, um dos preços mais caros das compras feitas pelos
Estados e municípios do Brasil. O que chama a atenção é que um dos últimos
contratos de valor considerável, feito pela SD FERREIRA, foi com a Prefeitura
de Chã Grande, para fornecer notebooks, impressoras e materiais de informática.
Entendo que o prefeito Anderson Ferreira, em nome da transparência, deve
explicações ao povo do Jaboatão. Em função disso, solicitei ao TCE e ao MPPE
que realizem uma auditoria e uma investigação neste contrato”, afirma Silvio.
Diante
das declarações de Silvio Costa (REPUBLICANOS), a prefeitura de Jaboatão dos
Guararapes enviou uma nota, esclarecendo os fatos.
Confira
a nota na íntegra:
NOTA DE RESPOSTA
A Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes
informa que, ao contrário do que foi repassado à imprensa de forma leviana e
eleitoreira, houve a encomenda de 10 respiradores à empresa citada, que não se
trata do ramo da construção civil, mas de representação comercial registrada na
Receita Federal e credenciada a comercializar máquinas, aparelhos e
equipamentos para uso odonto-médico-hospitalar, incluindo respiradores.
A prefeitura informa que não houve pagamento
antecipado e que o valor de cada unidade encomendada é de R$ 63 mil, e não R$
125 mil, como foi informado de forma errada. As informações constam no Portal
da Transparência (www.portaldatransparencia.jaboatao.pe.gov.br/COVID-19) e
podem ser consultadas por qualquer cidadão. Portanto, fica clara a falta de
apuração sobre a questão. A gestão municipal preza pela transparência na
execução das suas despesas e vem cumprindo rigorosamente o que estabelece os
órgãos de controle.
A Prefeitura do Jaboatão ressalta que todas as
ações estão concentradas no enfrentamento à Covid-19 para salvar vidas.
Utilizar este momento de pandemia unicamente para fazer discurso eleitoreiro é
um desrespeito aos jaboatonenses e a todas as famílias que têm pessoas
vitimadas pela doença ou até já perderam entes queridos.
Assessoria Especial de Imprensa
Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes
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