15 de julho de 2020

PSDB lança plataforma para a realização das convenções online do partido.


Já está no ar o PSDB Digital, site com as ferramentas necessárias para a realização das convenções online do partido. A plataforma vai permitir que mais de 35 mil tucanos, membros dos diretórios municipais em todo o Brasil, possam escolher, com segurança, os candidatos do PSDB a prefeito, vice-prefeito e vereador.

 

O PSDB está respondendo com inovação aos desafios impostos pela pandemia do coronavírus. As convenções digitais têm o objetivo de evitar aglomerações, preservar a saúde dos filiados e, ao mesmo tempo, garantir o pleno cumprimento do processo democrático.

 

“A sociedade está encontrando caminhos para se adaptar às novas exigências. A política precisa fazer o mesmo”, afirma o presidente nacional do PSDB, Bruno Araújo. Ele lembra que o partido é pioneiro no uso das ferramentas digitais, usadas desde 2019 para as reuniões online da Executiva Nacional, inclusive, com importante redução de custos.

 

“Agora vamos fazer as convenções digitais, oferecendo todo suporte aos diretórios. Vamos fazer comícios digitais se necessário. Essa é a forma que temos hoje de chegar ao nosso filiado, à militância e ao eleitor”, completa.

 

Convenções digitais

No início de julho, o Congresso Nacional promulgou a emenda constitucional 107, que adiou para 15 e 29 de novembro, o primeiro e o segundo turnos da eleição municipal. Também foi adiado o prazo para realização das convenções, que vão acontecer entre os dias 31 de agosto e 16 de setembro.

 

As convenções digitais foram autorizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em junho. Mas o PSDB já vinha se preparando desde março para a implantação deste modelo. A resolução partidária que regulamenta os dispositivos online é a CEN 008/2020, publicada em maio.

 

Pelo PSDB Digital, os diretórios conseguirão cumprir todas as etapas exigidas pelo TSE para a realização de uma convenção: convocação dos participantes, publicação de edital, registro de chapas, agendamento da convenção, registro de presença, gravação da reunião, votação e publicação do resultado.


“Cada convencional poderá votar, por meio de aplicativo, com uso de token de segurança e criptografia, para garantir sigilo e segurança do voto”, explica o advogado Gustavo Kanffer, coordenador jurídico do PSDB. “Além disso, a nossa equipe de comunicação está preparando tutoriais para que o filiado possa acompanhar e entender o passo-a-posso de uma convenção digital”, completa.

 

Informações: Partido Social da Democracia Brasileira - PSDB


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Estamos em um novo endereço! Acesse e fique por dentro de tudo que acontece em Jataúba e região

 https://blogdodiogenesramos.com.br/