3 de junho de 2020

Jataúba; Secretária de Educação fala sobre retorno as aulas de forma remota no município


Com a paralisação da rede de ensino pública e privada de todo o País em virtude da pandemia do novo coronavírus, escolas, secretarias de educação e professores estão tendo que se reinventar e adotar novos métodos de ensino o que tem gerado dúvidas e apreensão por parte de muitos pais e responsáveis. Em Jataúba, a secretaria de educação também adotou os métodos de educação à distância visando amenizar as percas pedagógicas dos alunos da rede, e como o município geograficamente tem uma Zona Rural muito extensa alguns percalços surgiram e vários pais procuraram a redação do blog com algum tipo de questionamento.

Dentre as dúvidas apresentadas pelos pais, as mais recorrentes foram as dificuldades de boa parte dos alunos quanto ao acesso a internet, o que dificulta o acompanhamento das aulas remotas, bem como se o município faria, e como seria a distribuição de kits de merenda para os alunos, uma vez que as aulas estão suspensas desde meados do mês de março e muitos alunos da rede são de famílias carentes e tem a merenda escolar como uma refeição importante do seu dia-a-dia.

Nossa equipe procurou a Secretária de Educação do município Dra. Severina Farias que disse entender a situação e que a equipe da secretaria está empenhada em fazer o melhor para atender a todos os alunos da rede. Segundo ela, no dia 30 de maio se reuniu com todos os gestores e coordenadores das escolas municipais de forma remota, onde foi feito uma divisão em Zona Urbana e Zona Rural, e no início do mês de junho se reuniu com os professores para montar estratégias e sintetizar as atividades pedagógicas remotas, reunião essa também por blocos.

De acordo com Dra. Severina todas as plataformas sugeridas pela SEDUC, estão sendo impressas pelos coordenadores e gestores para os alunos que não tem acesso à tecnologia (internet), e que a SEDUC continua avaliando as várias situações, bem como está aberta para receber sugestões dos pais e responsáveis.

A secretaria ainda ressaltou que todos os planejamentos adotados pelo município estão em consonância com a BNCC, e que diante da situação atípica que atingiu a todos os setores da sociedade, infelizmente ainda não há um parâmetro a ser seguido, já que não existem métodos testados com comprovem a eficácia de qualquer medida eficaz no âmbito educacional, mas, que todos estão buscando a melhor forma de garantir a aprendizagem dos alunos mesmo de forma remota.

Em relação aos kits de merenda escolar, a secretária disse que os mesmos não estão sendo distribuídos com os alunos pelo fato de ter havido um erro significativo no repasse financeiro enviado ao município. Segundo ela, foram abertas chamadas ao F.N.D.E. Onde o mesmo reconheceu o erro, no entanto até o momento o valor repassado continua baixo. (Número de protocolos de chamadas ao F.N.D.E. 4254111 e 4344122).

Por fim, a secretária disponibilizou as linhas de atendimento e relacionamento entre secretaria, gestores, coordenadores, professores, pais e alunos e também as redes sociais onde o trabalho pode ser acompanhado de perto, bem como pais e responsáveis podem enviar suas sugestões.

·         Plataforma Educa Jataúba no YouTube;
·         Facebook;
·         Instagram;

Grupos de WhatsApp;
Professores x alunos;
Professores x Pais e ou Responsáveis;
Gestores x Alunos;
Gestores x Pais ou Responsáveis;
Gestores, Coordenadores x SEDUC Pais e ou Responsáveis x Programa Família e Escola de Mãos Dadas por uma Educação de qualidade.

Outros Recursos:
Plantão Pedagógico;
Transporte para entrega do material impresso.

Rua Praça Rodolfo Graussá, S/N – Centro – Jataúba-PE – CEP: 55.180-000 Fone/Fax (81) 3746-1132 CNPJ: 10.091.544/0001-60 – E-mail: seducjataubape@hotmail.com.br


Jota Silva / Folha de Jataúba / Informações SEDUC

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Estamos em um novo endereço! Acesse e fique por dentro de tudo que acontece em Jataúba e região

 https://blogdodiogenesramos.com.br/