20 de agosto de 2019

COLUNA- DE OLHO NA POLÍTICA


Há muito tempo não se via um inverno tão bom, com dias consecutivos de chuvas, um frio aconchegante e temperaturas na casa dos 18 graus. Clima perfeito para reunir a família e amigos para tomar aquele café quente ou então um bom vinho. Porém todos esses fatores não estão sendo suficientes para baixar a temperatura nos bastidores da política Jataubense. É certo que toda cidade de interior respira política a todo instante e faltando pouco mais de um ano para as eleições municipais as movimentações e articulações nos bastidores não param.

O grupo denominado Terceira Via, liderado pelo empresário Val Ribeiro (Boy) vem a cada dia ganhando mais adeptos. A última adesão foi da suplente de vereador Wilma do Riacho do Meio, que na última eleição obteve 226 votos (2,06% dos votos válidos). Com isso o grupo liderado por Fábio Mamão sofre mais uma baixa significativa e está ainda mais fragilizado para o pleito de 2020. Se somar os votos dos vereadores e suplentes que disputaram as eleições de 2016 ao lado de Mamão e que hoje aderiram tanto ao grupo de situação quanto ao grupo da terceira via, a perca ultrapassa a casa dos três mil votos. Fator que deve se levado em conta, afinal a política é a arte de somar.

O grupo de situação, liderado pelo prefeito Antônio de Roque segue em ritmo acelerado de trabalho. Várias obras estão sendo entregue a população, outras estão em processo de iniciação, como por exemplo, a Praça do Estudante e outras anunciadas e ainda existem obras em processo de finalização, como por exemplo a Creche Municipal. Até então, o prefeito evita falar das eleições de 2020 e que no momento certo apresentará seu candidato. Porém Muitos correligionários dão como certa a indicação do vice-prefeito Jackson Ribeiro (Buraco) e de uma mulher para a composição da chapa majoritária.

O barulho ensurdecedor do silêncio de Fábio Mamão vem gerando muitas especulações e comentários. Alguns afirmam que Mamão já fechou o acordo com a Terceira Via, faltando apenas o próprio Mamão fazer essa declaração publicamente. Outros acreditam e torcem para que Mamão não se una com ninguém e saia candidato, mesmo com um grupo pequeno. E ainda tem aqueles que preferem que Mamão se junte ao grupo de situação. O fato é que mamão será o fiel da balança nas eleições de 2020. Apesar de seu grupo está fragilizado, Mamão goza de um prestígio muito grande e ainda conseguiu angariar uma boa quantidade de votos para seus deputados em 2018. A candidatura independente de Mamão ou a junção com um dos grupos políticos será fator determinante para o resultado final das eleições 2020. Muita gente aguarda ansiosamente uma declaração de Mamão para assim, ter um panorama de como será a disputa em 2020.

Até 04/10/20 muita coisa poderá acontecer, inclusive nada. Novos nomes estão surgindo para disputa, principalmente por uma cadeira na Câmara Municipal. Poderemos ter uma campanha onde as mulheres terão um papel de destaque. Até lá, continuaremos observando todas as movimentações dos bastidores da política Jataubense.

Enquanto isso encerro esta coluna com uma frase do poeta Flávio José: “Tô vendo tudo, tô vendo tudo. Mas, bico calado, faz de conta que sou mudo”.



Diogenes Ramos/ Blog do DidiRamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Estamos em um novo endereço! Acesse e fique por dentro de tudo que acontece em Jataúba e região

 https://blogdodiogenesramos.com.br/