13 de junho de 2018

A Decadência do Partido que um dia foi a esperança do Brasil



Fundado em 10 de fevereiro de 1980 por um grupo de militantes de oposição à Ditadura Militar, Sindicalistas, Intelectuais, Artistas e Católicos ligados a Teologia da Libertação, que se reuniram no Colégio Sion, em São Paulo. Fruto de aproximação entre os movimentos sindicais da região do ABC, que organizaram grandes greves entre 1978 e 1980, e militantes antigos da esquerda brasileira, entre eles ex-presos políticos e exilados que tiveram seus direitos devolvidos pela lei da anistia. O partido assumiu, desde a sua fundação a defesa do socialismo democrático.


Após três derrotas consecutivas nas eleições de 1989, 1994 e 1998, o Partido dos Trabalhadores (PT) consegue finalmente vencer as eleições de 2002 com o então candidato Luis Inácio Lula da Silva, que derrotou o candidato do PSDB José Serra, no segundo turno com uma vantagem de mais de 19 milhões de votos. Dando continuidade as políticas econômicas do governo Fernando Henrique Cardoso, Lula conseguiu unificar e melhorar os programas sociais, implantando assim o Bolsa-Família. As políticas públicas e econômicas utilizadas no governo Lula fizeram com que a economia do país voltasse a crescer, gerando assim mais emprego e renda. 


Além dos Programas Sociais, os governos Lula (2003-2010) e Dilma (2011-2016) investiram em obras estruturadoras, tais como rodovias e ferrovias, eletrificação, hidrelétricas e termelétricas, Transposição do Rio São Francisco, refinarias e exploração do Pré-Sal. Programas como Mais Médicos, SUS (Sistema Único de Saúde), Universidade Para Todos, entre outros. Na mesma proporção que chegou a ser um dos governos mais bem avaliados pela população, o PT viu seu prestígio indo pelo ralo com os inúmeros casos de corrupção envolvendo seus principais integrantes.

O Declínio

Foto: REUTERS/ Leonardo Benssatto

Um texto judaico diz que “A ganância insaciável é um dos tristes fenômenos que apressam a autodestruição do homem”. Nesse caso podemos substituir “HOMEM” por “PARTIDO”. O anseio de vitória e a sede de chegar ao poder após três derrotas consecutivas, fizeram o Partido dos Trabalhadores ir da lama ao luxo e do luxo a lama, em um curto espaço de tempo. Envolvido em dois dos maiores escândalos de corrupção do país, Mensalão e Operação Lava-Jato, o PT viu o ápice do seu declínio, culminar no impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff. Hoje o PT é uma incógnita, sobrevivendo a sombra do seu principal líder, LULA, que mesmo preso insiste em lançar-se candidato mais uma vez à Presidência da República. Vale salientar que após a condenação de Lula, proferida pelo juiz Sérgio Moro e confirmada pelos desembargadores da 8ª Turma do TRF-4, Lula foi enquadrado na Lei da Ficha Limpa. O que dificulta ainda mais um provável registro de candidatura do ex-presidente.

Popularidade

Foto: Ricardo Stuckert
Mesmo com várias denúncias envolvendo seu nome e seus principais aliados, Lula goza de uma popularidade alta, comparada a popularidade dos demais pré-candidatos a presidência, principalmente na Região Nordeste e mais ainda no estado de Pernambuco, onde grande parte dos nordestinos e pernambucanos creditam à Lula o salto na qualidade de vida proporcionado aos mais pobres e necessitados. Atrelado a esta popularidade de Lula, muitos governantes querem ter sua imagem ligada à Lula, para assim diminuir os altos índices rejeição. Exemplo prático é o governador de Pernambuco Paulo Câmara (PSB), que juntamente com alguns caciques petistas, tentam fazer a junção PT-PSB, rifando a candidatura de Marília Arraes, que em se confirmando essa junção, Paulo “diminuiria” seu alto índice de rejeição e garantiria uma eleição mais “fácil” para conseguir se reeleger.


Na política assim como no tabuleiro de xadrez, tem que saber fazer o movimento correto das peças para não receber um Xeque-Mate. Diante do cenário político que hoje se apresenta, vale a pena o PT insistir na candidatura de Lula? Conseguirá Paulo Câmara (PSB), mesmo com o apoio de Lula diminuir sua rejeição e garantir sua reeleição? Se hoje grande parte da população anseia um país menos corrupto, porque gritar “Fora Temer” e “Volta Lula”, se ambos estão envolvidos em casos de corrupção?

Enquanto os cenários vão se definindo, estamos atentos a tudo o que acontece na política, esclarecendo os fatos e levando ao conhecimento do eleitor um pouco das ações daqueles que querem nos representar a partir de janeiro de 2019. Para terminar fica o seguinte questionamento: Caso se confirme a junção PT-PSB, estarão as três alas do município de Jataúba no mesmo palanque pedindo votos para LULA?

Diógenes Ramos/ Blog do DidiRamos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Estamos em um novo endereço! Acesse e fique por dentro de tudo que acontece em Jataúba e região

 https://blogdodiogenesramos.com.br/