3 de março de 2018

Jataúba, 56 anos de História! A Nascente do Capibaribe é 100% nossa!



NASCENTE DO CAPIBARIBE.

Foto: Observatório do Recife

O Rio Capibaribe deriva da língua tupi – Caapiuar-y-be ou Capibara-ybe (ou ipe) – e significa rio das Capivaras ou dos porcos selvagens. Sua nascente se localiza na Serra de Jacarará, na divisa dos municípios de Jataúba e Poção e deságua no Oceano Atlântico, no Recife. (Fonte: Instituto Boa Vista).


Existe uma “polêmica” referente à nascente do rio. Documentos e registros oficiais constam que o Capibaribe nasce na cidade de Poção, fato que ainda hoje é contestado por alguns Jataubenses, onde os mesmos dizem que a nascente do Capibaribe é “nossa”. Partindo desse pressuposto fomos em busca de informações mais minuciosas e encontramos uma reportagem intitulada “Estrada de Ferro do Limoeiro”, do Diário de Pernambuco do dia 29 de outubro de 1880, faz referência ao Rio Capibaribe e a Jataúba. “...vai sempre marginando o rio Capibaribe até a povoação do Jatobá da comarca do Brejo, onde larga esse rio no lugar denominado Mineiro...” confira na imagem abaixo.

foto: divulgação

Segundo relatos de pessoas que conhecem mais profundamente da nossa história, a nascente do Capibaribe é 100% Jataúbense.  Pesquisadores da UFPE tiveram presentes em nossa cidade há algumas décadas atrás para fazer um estudo sobre o rio, solicitaram um apoio logístico da prefeitura, porém o prefeito da época negou esse apoio. A partir daí os pesquisadores se deslocaram até a cidade de Poção e fizeram a mesma solicitação de apoio logístico à prefeitura de Poção e o prefeito da época, atendeu prontamente a solicitação, diante disso, os pesquisadores deram a Poção o título de Cidade onde nasce o Rio Capibaribe.


foto: divulgação


Hoje, o que o Capibaribe precisa é de um cuidado especial, desde sua nascente na cidade Jataúba até desaguar no Oceano Atlântico, na cidade do Recife. E nós enquanto Jataubenses, precisamos preservar o rio e sua nascente, e lutar para que não tenhamos nossa história apagada.


foto: divulção




Diogenes Ramos/ Blog do didiramos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Postagem em destaque

Estamos em um novo endereço! Acesse e fique por dentro de tudo que acontece em Jataúba e região

 https://blogdodiogenesramos.com.br/